Melhor compreensão da transmissão e controle da malária entre os seres humanos pode ser alcançada por estudos sobre desenvolvimento e moleculares características morfológicas. Entre os marcadores moleculares utilizados na pesquisa genética populacional, isoenzimas são utilizadas para estimar a variabilidade genética, bem como para ajudar a elucidar os problemas que podem ocorrer em relação à identificação morfológica de espécies, especialmente dada a existência de complexos de espécies, como no gênero Anopheles 05/01 . O Anopheles albitarsis complexo é composto por seis espécies crípticas 6 . Li e Wilkerson 7 estudaram a variação de espécies específicas do DNA ribossomal ITS2 (rDNA), a fim de identificar as quatro espécies do Albitarsis complexo, e encontraram correlação completa com as características previamente identificadas através de amplificação aleatória de DNA polimórfico (RAPD).
Merritt et al 8 examinadas as relações filogenéticas dentro do Albitarsiscomplexos, utilizando uma região do gene branco e encontrou a coerência com a análise de RAPD: quatro espécies foram distinguidos na Albitarsis complexo e um intron quarto foi detectada somente em Anopheles marajoara . topologia alternativa colocada Anopheles marajoara como uma irmã para Anopheles albitarsis B e revelou uma relação de irmãos entre Anopheles albitarsis sensu stricto e deaneorum Anopheles . Com base na seqüência completa do citocromo oxidase I (COI) de genes, juntamente com o apoio da máxima parcimônia, máxima verossimilhança e análise Bayesiana, Lehr et al 9 observaram quatro membros do deaneorum Anophelesespécies que não se encaixam as seqüências dos restantes Albitarsis complexo de espécies de acordo com a topologia Bayesiana, sugerindo que estas podem representar uma quinta espécie, Anopheles albitarsis E. Li e Wilkerson 7 clonados e seqüenciados da região ITS2 do rDNA extraídas as quatro espécies pertencentes àAlbitarsis complexo e, apesar de obter um desvio significativo em um clone a partir de dois indivíduos deAnopheles marajoara , da Venezuela, eles foram incapazes de distinguir Anopheles albitarsis E de Anopheles marajoara . No entanto, ao estudar espécimes provenientes da Colômbia, Brochero et al 6 utilizaram a rDNA mesma região e de uma sequência parcial do gene branco e detectou a presença de uma nova espécie, denominada Anopheles albitarsis F.
As fêmeas adultas de Anopheles do subgênero foram coletados no peridomicílio e espécimes de Nyssorhynchussubgênero foram coletadas tanto em torno e dentro das casas, entre 18:00 e 22:00. Eles foram colocados em copos plásticos para oviposição. Os ovos foram criados até a fase adulta em laboratório, de acordo com Santos et al . adultos do sexo feminino e 4 ª larvas foram identificadas por meio da Consoli e Lourenço-de-Oliveira chaves.
Fora dos 13 locos analisados ,HK1, HK2, HK4 e IGP foram monomórficos e os EST5 e PGM foram locos polimórficos para todas as espécies estudadas. EST1 foi polimórfico, exceto em Anopheles benarrochi da Bolívia.volta1 foi polimórfico apenas em Anopheles marajoara do Maruanum, Anopheles intermedius e Anopheles mattogrossensis , enquanto volta2 foi monomórfico apenas em Anopheles darlingi e de Timbozinho benarrochi Anopheles da Bolívia. HK3 foi polimórfico apenas em Anopheles marajoara de Macapá, Anopheles rangeli eAnopheles oswaldoi . MDH1 foi polimórfico para a maioria dos as espécies, com exceção de Anopheles triannulatus, Anopheles marajoara de Macapá, Anopheles darlingi e de Timbozinho intermedius Anopheles . O ME1 locus polimórfico foi apenas em Anopheles triannulatus .
Em geral, as espécies do subgênero Nyssorhynchus mostraram maior variabilidade do que foi mostrado pelas espécies pertencentes ao subgênero Anopheles , corroborando os resultados obtidos por Sallum et al 42 em estudos sobre as características morfológicas. A baixa heterozigosidade encontrados em mattogrossensis Anopheles e Anopheles intermedius populações podem estar relacionados a seus nichos especializados, apesar de apresentarem ampla distribuição geográfica. No entanto, há uma necessidade de ampliar os sistemas enzimáticos utilizados e definir de forma mais conservadora de marcadores moleculares para estudos futuros, a fim de melhorar o entendimento atual da posição taxonômica das espécies pertencentes aos subgêneros Nyssorhynchuse Anopheles .
Nenhum comentário:
Postar um comentário